top of page

Surto de gripe aviária em vacas leva Califórnia a declarar estado de emergência

  • Foto do escritor: LUCIANO Carneiro
    LUCIANO Carneiro
  • 19 de dez. de 2024
  • 4 min de leitura
Rebanho de Vacas
Gripe nas vacas causa estado de Emergência na Califórnia

Califórnia declara emergência devido à gripe aviária em vacas: entenda a situação

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência na quarta-feira (18) devido ao aumento de casos de gripe aviária em gado leiteiro no estado. A decisão veio após a notícia de que uma pessoa na Louisiana foi hospitalizada com a doença, o primeiro caso grave em humanos nos Estados Unidos.

O vírus e os riscos:

O vírus em questão é o H5N1, que, por enquanto, não se espalha facilmente entre humanos e representa baixo risco para a população em geral. Os produtos lácteos pasteurizados continuam seguros para consumo.

No entanto, o número de casos em pessoas, gado leiteiro, aves e outros animais tem aumentado nas últimas semanas. Cada nova infecção dá ao vírus a chance de sofrer mutações que podem torná-lo mais transmissível entre humanos, o que poderia desencadear uma pandemia, alertam especialistas.

“Todas essas infecções em tantas espécies ao nosso redor estão abrindo um caminho cada vez maior para que o vírus evolua e infecte humanos de forma mais eficaz, transmitindo-se entre eles”, explicou a Dra. Nahid Bhadelia, diretora do Centro de Doenças Infecciosas Emergentes da Universidade de Boston. “Isso representa uma escalada na situação, mesmo que o risco para a população em geral permaneça baixo”, completou.

A situação na Califórnia:

A Califórnia tem sido o epicentro do surto em gado. Os primeiros casos em rebanhos nos EUA foram identificados em março, e o primeiro rebanho infectado na Califórnia foi detectado no final de agosto. Desde então, o departamento de agricultura do estado encontrou o vírus em 645 laticínios, metade deles apenas nos últimos 30 dias. O estado também recolheu produtos de leite cru de duas empresas após a detecção do vírus em amostras.

No início deste mês, uma criança no Condado de Alameda, na região da Baía de São Francisco, testou positivo para gripe aviária, mas a fonte da infecção não foi identificada. A criança não teve contato conhecido com animais infectados. Um segundo caso suspeito em uma criança, que teria se infectado ao beber leite cru, não pôde ser confirmado como H5N1 pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Medidas de emergência:

A declaração de emergência concede às autoridades de saúde estaduais e locais mais recursos para conter o surto, incluindo a contratação de pessoal e a emissão de novos contratos. “Esta proclamação é uma ação direcionada para garantir que as agências governamentais tenham os recursos e a flexibilidade de que precisam para responder rapidamente a este surto”, disse Newsom em comunicado. “Embora o risco para o público permaneça baixo, continuaremos a tomar todas as medidas necessárias para evitar a propagação deste vírus.”

Contexto nacional e internacional:

O surto em gado leiteiro provavelmente começou no Texas no início deste ano. Até quarta-feira (18), 865 rebanhos infectados haviam sido identificados em 16 estados americanos. O CDC também confirmou a infecção por H5N1 em 61 pessoas e indicou outros sete casos como “prováveis”. Mais da metade dos casos confirmados ocorreram na Califórnia. Apenas 37 dos 61 casos foram ligados ao contato com gado infectado; os demais foram atribuídos à exposição a aves doentes ou outros animais, ou têm origem desconhecida. O residente da Louisiana hospitalizado contraiu o vírus de um grupo de aves domésticas em seu quintal, segundo o CDC.

As vacinas contra a gripe sazonal não protegem contra a gripe aviária. Os estoques nacionais contêm alguns milhões de doses da vacina H5N1, e as autoridades podem solicitar mais, se necessário. Várias empresas também estão desenvolvendo novas vacinas para uso em humanos ou em vacas.

O H5N1 circula em aves selvagens nos Estados Unidos desde o início de 2022 e já foi identificado em quase todos os estados. As vacas normalmente não são suscetíveis a esse tipo de gripe, mas o H5N1 parece ter adquirido mutações no final de 2023 que 1  permitiram a transmissão de aves selvagens para o gado no Texas. O vírus então se espalhou de fazendas de laticínios do Texas para o Kansas, Michigan e Novo México. Em pelo menos uma dúzia de casos, o H5N1 também retornou de vacas para aves selvagens e para aves domésticas, gatos domésticos e um guaxinim.

Muitos especialistas, incluindo os da Organização Mundial da Saúde (OMS), criticaram a resposta dos EUA ao surto. Até recentemente, quase todos os testes em gado e em pessoas que poderiam ter sido infectadas com o vírus eram voluntários. Apenas cerca de uma em cada 1.000 fazendas de laticínios testava voluntariamente seu suprimento de leite. O Departamento de Agricultura disse no início deste mês que começaria a testar o suprimento de leite do país para H5N1 e que exigiria que agricultores e processadores de laticínios fornecessem amostras de leite cru a pedido do governo. O sistema de testes e monitoramento da Califórnia é o maior do país, assim como a indústria de laticínios do estado, que responde por cerca de 20% do suprimento de leite do país.


Comments


bottom of page